Ponte de Guaratuba avança com instalação dos estais e mantém bom ritmo de obras 24/10/2025 - 12:37
A construção da Ponte de Guaratuba está em uma das etapas mais emblemáticas do projeto: a instalação dos estais, cabos de aço que sustentam o trecho estaiado e marcam visualmente a obra.
Durante o mês de setembro, foram instalados cinco estais: três no apoio 04 e dois no apoio 05. Cada mastro receberá doze estais, que farão a sustentação do tabuleiro. A operação é parte do processo construtivo do trecho estaiado, que terá 320 metros de extensão, incluindo um vão central de 160 metros sobre o canal de navegação, conforme o projeto.
Além dos estais, esse trecho já soma 118 metros executados por meio do método de balanços sucessivos. Tanto o apoio 04 quanto o apoio 05 contam agora com quatro pares de aduelas, segmentos de concreto moldados in loco que formarão o tabuleiro da ponte.
“O avanço da ponte sobre o canal impressiona. A instalação dos estais simboliza uma nova fase da obra e evidencia o porte dessa estrutura que vai transformar a mobilidade no litoral do Paraná”, destaca o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), Fernando Furiatti.
Trecho pré-moldado
No trecho pré-moldado da ponte, onde os elementos estruturais são fabricados no canteiro e montados sobre a estrutura da ponte, os trabalhos seguem em ritmo acelerado. Já foram fabricadas 132 das 164 vigas longarinas previstas, das quais 120 já foram lançadas sobre as travessas.
Também foram concluídos 13 vãos do tabuleiro, totalizando 554,9 metros executados no trecho pré-moldado. A ponte contará, ao todo, com 23 vãos: 20 neste trecho e três no trecho estaiado.
A fabricação das vigas longarinas do lado de Guaratuba já foi finalizada, e agora teve início a produção das vigas que serão lançadas no lado de Matinhos. O uso de elementos pré-moldados permite maior agilidade na execução e mais eficiência no cronograma da obra.
Acessos
Nos acessos, ambos localizados em Guaratuba, mas denominados operacionalmente como “lado de Matinhos” e “lado de Guaratuba”, os serviços de terraplenagem, drenagem e pavimentação continuam em andamento. O destaque vai para o rebaixamento do morro no acesso ao centro de Guaratuba, onde são executadas contenções e já atingiu 10 mil m² de área contida.
No lado de Matinhos, iniciou-se a execução da estrutura conhecida como solo reforçado com paramento em placas de concreto e reforços com geocompostos, técnica utilizada na construção da cabeceira da ponte. O solo reforçado é uma solução de engenharia que utiliza camadas de solo compactado intercaladas com elementos de reforço geocompostos inseridos entre as camadas, formando um muro de contenção robusto e seguro. Essa estrutura serve para confinar o aterro e vencer a grande altura entre a ponte e o nível da rodovia.
Acompanhe a obra
A obra da Ponte de Guaratuba é uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, sob a coordenação do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). A construção pode ser acompanhada em tempo real através das câmeras de monitoramento. Basta acessar a página www.pontedeguaratuba.pr.gov.br.
















