Obras da Ponte de Guaratuba chegam a 55,7% de execução e avançam com novos marcos estruturais 14/05/2025 - 11:33

As obras da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, chegaram a 55,7% de execução. Os dados são do relatório de obras, que detalha avanços em novos marcos estruturais.
Em abril, teve continuidade a execução das estacas do trecho pré-moldado, que envolveu as atividades de cravação, escavação e concretagem, a fabricação e lançamento das vigas longarinas pré-moldadas, execução das travessas do trecho pré-moldado, execução das aduelas de disparo dos apoios 4 e 5, bem como as lajes do trecho pré-moldado.
O secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Sandro Alex, visitou as obras na quinta-feira (8), e conferiu de perto a evolução dos trabalhos no tabuleiro.
“Essa é uma obra que terá aproximadamente 10 mil toneladas de aço, o que equivale à Torre Eiffel, sendo edificada em uma obra fantástica aguardada há mais de 40 anos em Guaratuba”, destacou o secretário. Ele enfatizou ainda, que a entrega da ponte está programada para acontecer em abril de 2026.
Segundo o Consórcio Supervisor Ponte de Guaratuba, já foram utilizadas 2,5 mil toneladas de aço e 17 mil metros cúbicos de concreto, além de 250 toneladas de gelo na concretagem dessa obra, que é aguardada por gerações de paranaenses.
Infraestrutura da Ponte
Para a infraestrutura da ponte, até o momento, foram 47 estacas concretadas, sendo 16 do trecho estaiado e 31 do trecho pré-moldado. Ao total, são 64 estacas, sendo 24 no trecho estaiado e 40 no trecho pré-moldado.
Na superestrutura, teve continuidade a fabricação das vigas longarinas pré-moldadas, chegando ao final do mês de abril com o acumulado de 81 estruturas fabricadas e 65 lançadas nas travessas.
Já no trecho pré-moldado, houve a continuidade do lançamento de placas pré-moldadas de concreto, também conhecidas como pré-lajes sobre as vigas longarinas, onde posteriormente servem de forma para consolidação da laje.
No mês de abril foi finalizado também o acumulado de 6 lajes do tabuleiro, de um total de 20 vãos previstos no trecho pré-moldado da ponte. O trecho estaiado compreende ainda 3 vãos adicionais, totalizando 23 vãos ao longo de toda a ponte.
Trecho estaiado
Sobre o trecho estaiado, o boletim de obras destaca que a infra (estacas e blocos de coroamento) e mesoestrutura (pilares) das torres principais estão finalizadas. Na sequência, sobre os pilares, foi finalizada a aduela de partida do apoio 04 e deu início na armação da aduela de partida do apoio 05.
Nesse sentido, pela complexidade da estrutura, optou-se pela execução da aduela de partida do apoio 04 em 03 etapas de concretagem, sendo que a última das etapas foi concretada no mês de abril de 2025.
Acessos
Em relação aos acessos, no lado de Guaratuba, deu-se continuidade nos serviços de contenções, com a execução do solo grampeado e estaca raiz nos morros. Também teve início a escavação para diminuição da rampa do morro. Ainda no lado de Guaratuba, aconteceu a terraplenagem de algumas áreas.
No lado de Matinhos, foi concluída a implementação do desvio provisório que coincidirá com o futuro acesso a Cabaraquara, com atividades de pavimentação.
Investimentos
Os dados do relatório de acompanhamento da obra, referente ao mês de abril de 2025, mostram que o contrato está com um avanço de 55,7% em relação ao cronograma físico-financeiro, o que representa um investimento de R$ 215.546.374,98 a preços iniciais.
PONTE - A Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades. Para conferir as obras em tempo real acesse o site www.pontedeguaratuba.pr.gov.br.