Obras da Ponte de Guaratuba chegam a 44,2% de execução com início de nova fase da estrutura estaiada 10/03/2025 - 10:00

 

As obras da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, chegaram a 44,2% de execução. Os dados são do boletim do mês de fevereiro de 2025. O relatório detalha progressos do trecho estaiado e pré-moldado.

Nesse período, houve a continuidade da execução das estacas do trecho pré-moldado e os trabalhos envolveram atividades de cravação, escavação e concretagem, além da fabricação e lançamento das vigas longarinas pré-moldadas; e a execução das travessas do trecho pré-moldado. Foi finalizada também a concretagem dos blocos e pilares das torres principais do trecho estaiado.

Trecho pré-moldado e estaiado

Sobre o trecho pré-moldado, iniciou-se o lançamento de placas pré-moldadas de concreto, também conhecidas como pré-lajes sobre as vigas longarinas, onde posteriormente servem de fôrma para a consolidação da laje.

Já no trecho estaiado, houve um avanço significativo. As estacas e blocos de coroamento e os pilares das torres principais já estão finalizados.

O próximo passo é a execução da aduela de partida, com o cimbramento já iniciado. Essa técnica, que permite a construção de grandes vãos sem a necessidade de escoramento, será fundamental para a conclusão da superestrutura. Além disso, a instalação de gruas fixas em cada apoio facilitará a movimentação de materiais e equipamentos durante a execução das etapas seguintes.

Segundo o diretor presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, o ritmo das obras segue acelerado e chama a atenção, inclusive, dos moradores e visitantes de Guaratuba e região.

“Essa é uma das maiores obras do Governo do Estado e sua amplitude e estrutura chamam a atenção, inclusive de quem passa por Guaratuba e já pode observar a dimensão da obra”, destaca.

“Nosso ritmo de trabalho segue intenso e é importante destacar que o nosso propósito é a qualidade, eficiência e segurança durante todas as etapas da construção da ponte”, enfatiza Fernando Furiatti.

Infraestrutura da Ponte

Para a infraestrutura da ponte, até o momento, foram 40 estacas concluídas, sendo 16 do trecho estaiado e 24 do trecho pré-moldado. Ao total, são 64 estacas, sendo 24 no trecho estaiado e 40 no trecho pré-moldado.

Na superestrutura, deu-se continuidade à fabricação das vigas longarinas pré-moldadas, chegando ao final do mês com o acumulado de 66 estruturas fabricadas e 41 lançadas nas travessas.

Os dados do relatório de acompanhamento da obra, referente ao mês de fevereiro, mostram que o contrato está com um avanço de 44,2% em relação ao cronograma físico-financeiro, o que representa um investimento de R$ 170.902.058,17 a preços iniciais.

Acessos

Em relação aos acessos, no lado de Guaratuba, prosseguem os serviços de contenções, com a execução do solo grampeado e estaca raiz nos morros.

Já no lado de Matinhos, continua a implementação do desvio provisório que coincidirá com o futuro acesso a Cabaraquara, com atividades de terraplenagem e drenagem

Ponte de Guaratuba

A Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.

O Governo do Estado está investindo R$ 386,9 milhões para a construção da estrutura, que tem previsão de entrega para abril de 2026.

A obra é do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).

A construção da Ponte de Guaratuba pode ser acompanhada em tempo real através das câmeras de monitoramento. Basta acessar a página de monitoramento.

 

 

GALERIA DE IMAGENS